quinta-feira, 6 de março de 2008

O homem que quer sonhar

Olha em frente. Não vê nem ouve.



É um homem ainda jovem. Não é particularmente bonito, mas o nariz forte, as feições proeminentes e o olhar profundo dão-lhe um fascínio que vai para além da beleza física.

O seu olhar, mesmo parado, de quem olha sem ver, é desses olhares que atravessa a alma e devassa os sentimentos.
Muitos há que se amedrontam, outros assustam-se, outros, simplesmente, se fascinam com aquele olhar de mistério mas que, claramente, mostra que estamos perante um homem bom. Atormentado mas bom.
Tem a alma fechada, como fechados tem os sonhos, como que se protege das agruras da vida. Mas os olhos, esses, os olhos são a porta aberta para o coração, são a prova viva de que o jovem homem sonha e de que a alam sente.
E ali está, sentado na mesa do café da grande metrópole, com o seu caderno preto e um lápis. E escreve.
No meio da multidão, ele, o seu café, a sua água, um prato vazio de algo já comido. No meio da azáfama de um café num fim de tarde na grande metrópole.
E sente-se só, só e confortável. Protegido dos seus fantasmas, dos seus medos, ele e o seu bloco de notas, e uma enorme vontade de sonhar.
Vem-lhe uma música à cabeça, uma, composta para ele, para a sua voz. Lembra-se da letra, daquela letra tão bem escolhida pelo amigo que conseguiu ler os seus olhos. Da letra tão condizente com a hora do dia e com o estado da alma. Canta-a mentalmente.
“E eis que cai a noite, livra-me dos espíritos maus. Mas eis que surge a luz da tua graça pura, oh meu Deus! A quem devo seguir? De quem me devo esconder? Tu és a minha luz, só tu me podes salvar. Faz com que a noite se vá!”
Faz com que a noite se vá! A noite, não qualquer noite, mas a noite, a noite que se abate sobre a alma, que transforma as sombras em fantasmas e os uivos do vento em espíritos maus.
E o homem de olhar parado só vê a noite. Aquela que deveria ser para dormir, para poder sonhar, porque o homem quer sonhar.
As duras recordações do passado assaltam-no. Sente-se um fugitivo porque o homem foge de quem lhe quer dar a mão e ajudá-lo a sonhar.
E a história repete-se. O homem vagueia na cidade e olha sem ver. Pensamentos perdidos.
Olha os incógnitos à sua volta, almas anónimas, todas com uma história, uma alma, um olhar. Mas nos sorrisos dos outros vê os sonhos que queria ter.
Esquece-se que ele também sorriu. Como sorriu ao porteiro quando saiu de casa, ou ao empregado do café que o serviu. E dá-se conta de que todos os sorrisos escondem fantasmas.
Pensa no seu olhar, no olhar profundo naquele rosto de feições fortes. No olhar que atravessa a alma e deseja sonhar.
E sorri. Acaba a água, encolhe os ombros. Sorri outra vez, acaba as suas notas. Sabe que depois de fechar o seu caderno preto, onde guarda as emoções, vagueará pela cidade, verá tudo o que é bonito, olhar e pensamentos perdidos, para que de noite, na verdadeira, não na noite da alma, possa sonhar.

5 comentários:

geocrusoe disse...

Calculei que terias passado por aqui,que a personagem que há em ti diria mais alguma coisa e não me enganei. Mas não fujas de quem te quiser dar a mão e te ajudar a sonhar, mesmo o guerreiro precisa da mão dos que querem lutar ao seu lado.

Anónimo disse...

A vida é feita de momentos aproveita todos,não existe nenhum ser humano que que não tenha a sua sentença,eu sei que é dificil,mas, tens que ter muita força,os milagres por vezes aparecem.Um xi e beijinhos da FIFI

Diabba disse...

Os fantasmas são prisioneiros dos homens. Não estará na hora de esse homem (e outros como esse) os libertarem?

beijo d'enxofre

Melões Melodia disse...

Geocrusoe - ja sou assim tao previsivel? fugir nao vale a pena, tens razao, e sei bem disso. As vezes e preciso e tempo para assimilar certas surpresas que a vida prega.
Um abraco

FiFi - eu sei que os milagres as vezes acontecem, sei-o por experiencia propria, mas tambem se diz, que um raio nao caiu duas vezes no mesmo lugar, ou caira?
Beijinhos

Diabba - ele que bem tenta.
beijos

Anónimo disse...

Adorei o post!

Já que estamos falando da arte de sonhar, dêem uma olhada neste video do youtube http://www.youtube.com/watch?v=hyaX3JgPLVk, ou acesse o site www.meus3desejos.com.br. Tenho certeza que vocês irão gostar.

Abs.